7 de jun. de 2012

A escola rural

Eu sou professora  do tempo em que cada fazenda tinha uma escola para suas crianças.
A professora tinha uma casa ao lado da escola e recebia todo o apoio do dono da fazenda.Em uma sala ela tinha as 4 séries do primário(esse era o nome na época)
No geral havia duas lousas na sala de aula e a professora dividia cada uma em 2 partes,uma para cada série.
As vezes se tinha 2 alunos em uma série,mas a professora tinha sempre a mesma animação e vontade de ensinar.
No geral vários fazendeiros se reuniam para manter a escola que passava a atender a várias fazendas,somente a professora era paga pelo estado,ao fazendeiro cabia a responsabilidade de fornecer uma casa perto da escola, ou se ficasse próximo a um povoado condições de moradia e transporte para a professora.
Muitas cidades nasceram devido a escola rural,a mais importante de todas foi a cidade de São Paulo ,que surgiu ao redor do Colégio Jesuíta.
A professora era considerada uma grande autoridade na comunidade rural,ela era conselheira,amiga,enfermeira fazendo os primeiros socorros,transmissora de orientações de saúde,de moral e civismo.
A escola rural era palco de civismo nas comemorações  das datas cívicas e no o Hasteamento semanal das bandeiras  do Estado e do país.
No dia marcado para o hasteamento ,o proprietário ou um representante seu se fazia presente.
Naquela época se tinha orgulho em ser brasileiro e no momento em que a bandeira do Brasil subia no mastro ao som do Hino Nacional,os olhinhos das crianças se enchiam de lágrimas e seu peito se enchia de orgulho  e amor pela terra.
Apesar de ter um cunho rural,deveria cumprir um conteúdo que era igual a todas as escolas.A avaliação final não era feita pela professora,mas sim por uma banca examinadora enviada pela Delegacia de Ensino!
......................................................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário